Amazing Alex é um jogo que tem como protagonista um miúdo demasiado inteligente para a sua idade e para o aparente tempo livre que tem pela frente. Assim sendo, decide dar largas à sua imaginação e cria divertidos quebra-cabeças que temos que resolver. Em cada puzzle existem três estrelas para apanhar e a nossa tarefa é fazer com que as peças específicas cheguem ao seu destino final tentando apanhar todas essas estrelas. O conceito segue a ideia de uma reação em cadeia que temos que despoletar para tentar obter o que pretendemos. Tudo muito simples mas extremamente imaginativo e em último caso terrivelmente viciante.
O jogo começa por nos explicar as bases de todo o processo e a partir daí somos livres para tentar resolver os puzzles à nossa maneira. Começando na sala de aula com um simples percurso que leva uma bola de futebol a chegar a um cesto de roupa, os puzzles vão passando pelo quintal de Alex, pelo seu quarto até à sua casa na árvore. A dificuldade é crescente como seria de esperar mas existe um fino e cuidado equilíbrio com a curva de aprendizagem. Vamos crescendo com o jogo e quando somos presenteados com um desafio maior sentimos que já fomos aprendendo com os anteriores para nos prepararmos. Pensem em Angry Birds e sabem bem o que a Rovio faz.
Ao iniciar o nível é indicado ao jogador quais os itens que se vão mover, o que combinado com a presença das estrelas permite ao jogador ter a informação sobre como preparar os itens à disposição. Claro que para criar uma reação em cadeia vamos ser continuadamente desafiados e cada vez mais convidados a criar sequências de itens que servem para reagir com outros e criar um resultado final. No entanto nada chega a ser complicado, é tudo muito simples e sentimos que somos agradavelmente desafiados.
Tendo em conta que estamos perante um jogo móvel que pode ser jogado em qualquer lado e em qualquer momento, seja em curtos espaços de tempo ou então por tempos mais prolongados, AA leva a ideia de dificuldade personalizada e ajustável para um patamar interessante, mesmo que não seja inovador. Quando terminamos um nível podemos ver que este partilha a nossa resolução, logo se partilha o que acabamos de fazer e como resolvemos o puzzle então também nos pode dar soluções, certo? É precisamente isso que podem encontrar, as soluções de outros jogadores o que faz com que virtualmente o jogador nunca fique preso e nem precise de consultar fontes externas para ultrapassar um nível.
Via (Eurogamer.pt)
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