Amazing Alex chegou esta semana aos iOS e aos Android e sendo um novo produto da Rovio Entertainment muitos desde logo se questionaram se iria bater o sucesso de Angry Birds e se a Rovio conseguiria repetir o sucesso. Desde já é muito cedo para avançar com tais análises mas uma coisa se pode fazer atualmente, averiguar se Amazing Alex tem as bases e as peças fundamentais para crescer. O certo é que é fácil acreditar que de um estúdio que nos deu Angry Birds e os seus vários jogos ao longo destes anos tudo parece ser destinado a resultar em sucesso mas por vezes nem tudo é assim tão transparente e uma linha muito fina pode premiar o risco face ao jogo seguro. Talvez por isso AA possa ser descrito como um produto que respeita as bases criadas pela própria Rovio dentro do entretenimento videojogável enquanto tenta ao mesmo tempo imprimir o seu próprio apelo.
Amazing Alex é um jogo que tem como protagonista um miúdo demasiado inteligente para a sua idade e para o aparente tempo livre que tem pela frente. Assim sendo, decide dar largas à sua imaginação e cria divertidos quebra-cabeças que temos que resolver. Em cada puzzle existem três estrelas para apanhar e a nossa tarefa é fazer com que as peças específicas cheguem ao seu destino final tentando apanhar todas essas estrelas. O conceito segue a ideia de uma reação em cadeia que temos que despoletar para tentar obter o que pretendemos. Tudo muito simples mas extremamente imaginativo e em último caso terrivelmente viciante.



O jogo começa por nos explicar as bases de todo o processo e a partir daí somos livres para tentar resolver os puzzles à nossa maneira. Começando na sala de aula com um simples percurso que leva uma bola de futebol a chegar a um cesto de roupa, os puzzles vão passando pelo quintal de Alex, pelo seu quarto até à sua casa na árvore. A dificuldade é crescente como seria de esperar mas existe um fino e cuidado equilíbrio com a curva de aprendizagem. Vamos crescendo com o jogo e quando somos presenteados com um desafio maior sentimos que já fomos aprendendo com os anteriores para nos prepararmos. Pensem em Angry Birds e sabem bem o que a Rovio faz.


Ao iniciar o nível é indicado ao jogador quais os itens que se vão mover, o que combinado com a presença das estrelas permite ao jogador ter a informação sobre como preparar os itens à disposição. Claro que para criar uma reação em cadeia vamos ser continuadamente desafiados e cada vez mais convidados a criar sequências de itens que servem para reagir com outros e criar um resultado final. No entanto nada chega a ser complicado, é tudo muito simples e sentimos que somos agradavelmente desafiados.


Tendo em conta que estamos perante um jogo móvel que pode ser jogado em qualquer lado e em qualquer momento, seja em curtos espaços de tempo ou então por tempos mais prolongados, AA leva a ideia de dificuldade personalizada e ajustável para um patamar interessante, mesmo que não seja inovador. Quando terminamos um nível podemos ver que este partilha a nossa resolução, logo se partilha o que acabamos de fazer e como resolvemos o puzzle então também nos pode dar soluções, certo? É precisamente isso que podem encontrar, as soluções de outros jogadores o que faz com que virtualmente o jogador nunca fique preso e nem precise de consultar fontes externas para ultrapassar um nível.


Via (Eurogamer.pt)