O sistema em questão e o Firefox OS(anteriormente chamado de boot to gecko, B2G) e um sistema open source desenvolvido pela mozilla corporation o mesmo suporta aplicativos em HTML5 "Open Web technology"  ao invés da específica plataforma APIs nativas. A idéia é, essencialmente, ter todo o software acessível ao usuário e executar no telefone um aplicativo Web que usa técnicas avançadas do HTML5 e APIs,dispositivo esse que acessa o hardware do telefone diretamente via JavaScript.Inicialmente a meta e a compatibilidade com os aplicativos android e iOS que utilizam-se do HTML5.

Anúnciado em 25 de Julho de 2011 por Andreas Gal, diretor de pesquisa da Mozilla Corporation, anunciou na lista de discussão da mozilla.dev.platform um projeto para "perseguir o objetivo de construir um sistema operacional completo independente para a web aberta", a fim de "encontrar as lacunas que impedem os desenvolvedores web de serem capaz de criar aplicativos em HTML5.
De acordo com a Ars Technica " Mozilla diz que B2G é motivada pelo desejo de demonstrar que a Web baseada em padrões abertos tem o potencial para ser uma alternativa competitiva para o sistemas operacionais móveis dominantes ". O sistema operacional já conta com o apoio de varias empresas.


Dizem por aí que se o OS da Microsoft não vingar na Nokia o segundo plano da empresa seria o Firefox OS e não o Android OS - são só ideias nada de concreto ainda.
Bom,o Firefox OS estará pintando aqui no Brasil no primeiro trimestre de 2013.


Fique com uma demostração do B2G rodando no Galaxy SII  :


 

Agora só temos que espera.